Exame de Proficiência, fazer ou não fazer, eis a questão?
Exame de Proficiência, fazer ou não fazer, eis a questão?
Você sabe para que um exame de proficiência serve? O exame é uma forma de comprovar o grau de fluência, avaliando a capacidade de se comunicar no idioma mediante as 4 principais habilidades: fala, escrita, audição e leitura.
Ter uma segunda língua, principalmente o inglês, antes era visto como opcional, e se você tivesse seria uma vantagem na hora de uma entrevista de emprego. Hoje em dia é praticamente obrigatório você ter ao menos o básico para poder se comunicar, porém, ao entrar em uma empresa a exigência de uma fluência se torna cada vez maior. Infelizmente hoje em dia as escolas de Idiomas não emitem certificação reconhecida no exterior, então se você quer trabalhar fora do país um exame de proficiência é importantíssimo. Mas, existem quantos? Como que faço? Como que estudo? Calma meu jovem, iremos te ajudar!
Existem 5 exames que são os mais importantes, bem vistos, e requisitados. Vamos distinguir um do outro aqui para você.
1° – Primeiramente temos o IELTS (International English Language Testing System), esse você já deve ter ouvido falar. O IELTS, é um dos exames mais aceitos no mundo, serve tanto para fins acadêmicos como profissionais.
2° – Temos também o TOEIC (Test of English for International Communication), esse é o teste mais utilizado para fins profissionais, é exigido por multinacionais no exterior e tem validade de 2 anos.
3° – O TOEFL é o mais solicitado por Universidades do Brasil e do Exterior para ingressão em graduação ou pós graduação e tem também 2 anos de validade.
4° – O Michigan ECPE, utilizado nos EUA e mais requisitado para quem está pleiteando vaga de emprego.
5° – Last but not least, Cambridge English, especialmente para quem quer estudar no Reino Unido e medem seu nível de inglês com testes, dependendo do nível eles tem um teste direcionado, ele não tem validade.
A escolha do teste vai depender dos seus objetivos, cada um tem o seu certo! Se você deseja ingressar em uma Universidade, as mesmas fornecem as informações necessárias para você saber qual teste irá escolher, fornecem as notas necessárias para poder ingressar. Portanto, verifique a Universidade para poder tomar uma decisão consciente. De qualquer maneira, tenha em mente, nada é de graça nessa vida, e os custos para os testes são, salgadinhos!
Mas se é de seu desejo, se é algo que almeja mais do que tudo, invista. Invista em uma escola de qualidade como a Espresso English, que possui material direcionado para o seu objetivo e que tem professores qualificados, com experiência no exterior e dinâmicos (EU JÁ DISSE ESPRESSO ENGLISH?). Caso você não saiba onde tem uma escola assim, e caso não tenha captado todas as dicas que dei acima. VENHA PARA A ESPRESSO ENGLISH!! Ok? Pegou agora?
Ótimo, prosseguindo.
Se você não tem interesse em realizar os testes, tudo bem também, faça inglês por que tenha certeza, se cada dia mais é EXIGIDO, em breve será OBRIGATÓRIO e você não vai querer ser o repetente da sala correto? Então meu querido, foco, bora pra Espresso, faça sua matrícula, inicie seu curso e partiu ser feliz!